Superlógica apresenta dicas para criar uma empresa SaaS de sucesso

Superlógica apresenta dicas para criar uma empresa SaaS de sucesso

Muitas empresas têm adotado o modelo de Software as a Service (SaaS) como uma opção atraente e segura de geração de receita recorrente. Neste modelo, as empresas desenvolvem e comercializam softwares como serviço, com funcionamento totalmente online, e geram receita por meio de assinaturas.

Carlos Moura, Chief Growth Officer da Superlógica e idealizador do Superlógica Xperience, o maior evento de SaaS e assinaturas do Brasil, conta que o modelo SaaS é bastante atraente, mas traz desafios para os empreendedores. “Uma empresa SaaS tem desafios constantes como conquistar clientes novos, manter crescimento do faturamento, garantir tickets médios cada vez maiores, minimizar taxas de cancelamento e inadimplência, entre outros”, explica.

Veja algumas dicas da Superlógica para obter sucesso no modelo SaaS:

Desde o início, pense no negócio

Um negócio no modelo SaaS depende muito da tecnologia, por isso é fundamental ter uma equipe técnica competente que desenvolva um produto eficaz. No entanto, a tecnologia não se vende sozinha e o negócio só terá sucesso se houver vendas. Além de um bom produto, é essencial ter pessoas dentro da equipe focadas no negócio com um bom plano de vendas.

Conheça o seu cliente

Conhecer o público e dialogar para entender o que ele quer é fundamental para qualquer negócio. Um erro muito comum é a startup passar meses desenvolvendo um produto e, na hora de levá-lo ao mercado, perceber que não sabe onde está o seu público e nem como encontrá-lo. Realizar MVPs (Produtos Viáveis Mínimos, do inglês Minimum Viable Product), por exemplo, é uma boa forma de coletar mais informações sobre os potenciais clientes, perceber comportamentos e tendências para direcionar melhor as estratégias de venda.

Ofereça uma boa experiência

As empresas perdem muitas oportunidades porque os usuários acessam o sistema e não conseguem utilizá-lo da forma como deveriam. Se o cliente não tiver uma boa experiência com o software nos primeiros segundos ele irá abandoná-lo. Por isso, foque em estratégias para tornar a experiência do usuário mais fácil e intuitiva. A solução deve ser capaz de guiar o cliente e engajá-lo, para que aproveite seus benefícios da melhor forma possível e não desista pelo caminho.

Crie uma máquina de vendas

A palavra-chave em um negócio SaaS é escala e o retorno de investimento pode demorar a vir. Além de uma equipe de vendedores capacitada, investir em automação de marketing e em marketing de atração (inbound) são estratégias eficientes para as empresas SaaS. O objetivo é gerar conteúdo relevante e atrair o consumidor para dentro do seu ambiente, alimentando-o com informações durante toda a sua jornada de compra para que ele feche o negócio.

Garanta a segurança no pagamento

A contratação e o pagamento do serviço precisam ser realizados de forma fácil e segura. A falta de informação sobre planos e cobranças, desorganização, insegurança ou demora na hora de faturar aumentam a inadimplência. Uma solução de pagamento integrado com seu site pode facilitar o gerenciamento e ainda oferecer mais segurança ao cliente.

Não perca o controle

Ter controle do negócio não é apenas saber qual o volume de entrada e saída de recursos. Invista em uma solução para ajudar a gerenciar o seu negócio de forma mais eficiente com ferramentas para gerenciar contratos, emitir notas fiscais, notificar clientes sobre mudanças e apresentar métricas que permitam visibilidade para acompanhar o andamento do negócio de maneira fácil.

A economia de recorrência será abordada no Superlógica Xperience, maior evento sobre o mercado de assinaturas e SaaS do Brasil, que será realizado nos dias 10 e 11 de agosto em Campinas (SP), e contará com a presença de mais de 30 palestrantes nacionais e internacionais, incluindo 10 top CEOs do mercado de recorrência. Dentro do mercado SaaS, os palestrantes irão abordar temas como gestão, pricing, customer success, growth hacking, métricas, tendências, investimento, marketing, vendas, pagamentos, desenvolvimento, cultura e pessoas.

Categories: NEGOCIÓS

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